segunda-feira, 9 de julho de 2007

Tempos de mudança

Eu tava pensando em o que que vem a ser " amizade " ....
Pois pelo que eu imagino, amizade é bastante diferente de " coleguismo ", é algo a mais...

Uma relaçao entre colegas é apenas uma relaçao onde os dois se divertem ou fazem coisas agradaveis ( ou nao ) juntas. E uma relaçao de amizade seria entao um coleguismo mais acentuado, com certas "pitadas" a mais ( tais como confiança, amor fraterno e afins ).
O grande X da questao é qual seria a marcaçao entre amizade e coleguismo. Após muito tempo de observaçao, e inumeras anotaçoes... cheguei a conclusao de que essa marcaçao ( ou uma delas ) seria a ofença.
Ninguem ofenderia alguem sem o intuito de causar intriga se nao tivesse completa confiança nessa outra pessoa. Pode parecer absurdo, mas reparem bem na conversa entre dois amigos que se encontram na rua... geralmente é algo do genero:
- OOooo seu fdp !!! a quanto tempo, biba !!
- Caraaai bixona, ta mudado ein, ta mais feio !!
- iueahiuae só fala merda ein viado !!

Porém, o pensamento dos dois é algo como " amo esse cara ", " saudades de verdade dele " .....

No exemplo acima verificamos que as ofenças foram usadas de acordo com o grau de confiança existente entre os dois. Nenhum usaria tais palavras se nao confiasse no outro. No caso, ocorreu uma inversao nos valores da palavra, onde ela nao mais tem um valor negativo, e sim o contrario.

A alguns anos atrás, tais palavras seriam inadmissiveis e encaradas como uma declaraçao de guerra. Mas com valores sociais em constantes mudanças, conceitos prontos e baseados em valores morais centenarios, tornam - se cada vez mais antiquados.