domingo, 12 de agosto de 2007

Sinônimo (no Brasil) ou Sinónimo (em Portugal) é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante à outra. Exemplos: carro e automóvel, cão e cachorro. [ fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sin%C3%B4nimo ]

Perfeito, segundo esta definição completamente denotativa da palavra, sinônimo é uma palavra igual/parecida/que nem/igualzinha a outra, certo ? Porém, é óbvio que usamos sinonimos significando coisas diferentes, quiçá divergentes !!

Exemplificando a teoria a cima, voce nao chamaria seu chevete 75 preto, vidro fume, rebaixado, som tunado no maximo tocando " a caxanga ta liberaaada, ta pronta pra farra .... " de automóvel ! É no máximo um carro ( por mais que eu discorde disso ) .

Por isso, o sinônimo merece seu lugar de destaque e que mais pessoas estudem a respeito dele, entender sua complexidade é essencial para a vida humana na Terra.

Os sinônimos são, antes de tudo, uns injustiçados ! Eles não recebem o status de figura de linguagem, e são um dos recursos mais importantes da gramática luso - brasileira . Enquanto Silepse, Zeugma, Anacoluto, Onomatopéia entre outros recebem tal status, o sinônimo não o recebe ! Mas, P O R Q U E ?!?!!? Porque tamanha injustiça, eu lhes pergunto ! Quem aqui já fez uma aliteraçao ? Mas tenho absoluta certeza de que todos já usaram sinonimos !
Substituir uma palavra por outra sem alterar o sentido da sua frase, isso é sensacional ! Quantas dissertações nosso amiguinho já não salvou ? Quantas duvidas ele já não tirou?
E mesmo assim, injustificavelmente, ele não merece o apreço da gramática com um simples reconhecimento como figura de linguagem ?

Artistas devem ir a publico cativar as pessoas com seu carisma insubstituivel, parlamentares devem votar projetos de leis, a constituiçao brasileira deve garantir esse direito ao sinonimo, pais devem colocar o nome de seus filhos em homenagem a este mártir, os populares devem sair às ruas com as caras pintadas reivindicando ao seu favor !



Sinônimos de todo o mundo, uni - vos !