sábado, 28 de junho de 2008

Sempre ouvimos desde criança que devemos ser justos, honestos, éticos e tudo mais. Desde os desenhos animados educativos ( Capitão Planeta rulez ) até as novelas onde o malvado voa no arame e o bonzinho se dá bem, mesmo passando pelas mais diversas dificuldades.
Este mundo da ficção exerce um efeito bastante impactante em seu público. Ela é responsável pela formação de um padrão de comportamento moral.

O único problema é que não existem scripts na vida real, muito menos um gordinho de óculos, com o cofre todo à mostra escrevendo em seu laptop todos os capítulos da novela "vida". Apenas os personagens são vítimas e construtoras de seu próprio "destino". Comportamentos morais e éticos dificilmente são recompensados, ou tão recompensado quanto é o comportamento do " esperto ".
Então, a pergunta que não quer calar: PRA QUE PxRRx EU VOU QUERER SER ÉTICO E MORAL ? O QUE GANHO COM ISSO ?

resposta pra segunda pergunta: ______________
resposta pra primeira pergunta: _______________


Ser ético e moral é um defeito que alguns de nós traz de berço ( um comportamento condicionado ) , e que inevitavelmente, tentamos fazer com que os outros sigam estes padrões, fazendo assim proliferar tal comportamento entre filhos, netos ....
Infelizmente esta é a maioria, a maioria segue tal norma comportamental. E como quase sempre o que prevalece é a vontade da maioria, tal comportamento é adotado como padrão obrigatório sob graves penas os que tentam não segui - lo.

É uma expressão bastante clichê dizer " brasileiro não presta ", mas está errado, o Ser humano é quem não presta - como diria nosso filósofo romano Plauto " Homo homini lupus ", frase popularizada mais tarde por Thomas Hobbes .Não podemos confiar no vizinho, muito menos em um desconhecido. O medo de tal fera faz com que acreditamos que todos nos querem o pior.
Porém, assim como aqueles que seguem tal código são maioria, e os que seguem são minoria; há aquele bando de azarado que ainda tem a injenuidade de crer que todos são como eles e querem o bem de todos e felicidade geral da nação...




Chegando a mais um fim de um post inútil, confuso, babaca, idiota e todos os outros adjetivos pejorativos mais, eu chego à uma síntese deste texto que está expressada em uma frase também clichê:






Bonzinho só se fode!!!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dilema...

Eu me encontro em um terrível dilema moderno: Seguir os moldes de um machão tradicional, ou os de um machão moderno ( nota - se que de uma forma ou de outra ainda serei macho, só pra evitar interpretações errôneas deste post ) ?
Estamos em plena época de Eurocopa, as melhores seleções do mundo ( com exceção das sulamericanas ) se enfrentando, futebol de primeira pra ninguém botar defeito ! Qualquer um que se declare macho tem como obrigação assistir pelo menos os jogos mais difíceis ou os de seu time adotado.
Entretanto, como nem tudo são flores - ou bolas no caso, os jogos são as 13 horas e as 15:30, exatamente a hora que passa o " vale a pena ver de novo " que desta vez realmente vale ( A novela "Cabocla" traz ótimos artistas em seu elenco, todos dão um show de interpretação apesar da trama ser bastante pobrezinha pra variar ).
Um macho moderno assistiria a novela sem problema algum, se emocionaria com a problemática da protagonista. E um macho tradicional não se perdoaria se perdesse algum jogo emocionante deste campeonato genial ( que aliás teve todos os jogos de tirar o fôlego ).
O meu dilema, de fato, é : se assisto os jogos emocionantes, perco uma trama maravilhosa; se assisto a novela surpreendente, perco jogos de tão alta qualidade.


Pela primeira vez a opinião das moscas virtuais será importante pra mim ! Ó moscas visitantes deste blog, eu vos suplico, opinem e ajudem - me a escapar desse tão cruel caminho dúbio !

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Eu estava aqui pensando com meus botões em o que eu posso fazer com esses 47 dias de vagabundisse que me restam ( na verdade sao mais, mas 47 dias até que a minha inscrição nas matriculas seja realizada, e entao começar uma nova contagem, dessa vez menor, para o começo das tão esperadas aulas na ufrj .... ). Não cheguei a conclusão alguma...

Já realizei a tão louca vontade de calcular a veloicidade média do ventilador e dizer que o que eu aprendi em fisica nesses anos todos serviram pra alguma coisa além de me ajudar ( ou atrapalhar ) a passa no vestibular... Já estou de saco cheio com esses livros que eu supostamente deveria ler antes da faculdade e nao os posso ler por falta de óculos ( eu realizei a proeza de pisar em cima deles ) ...

Nao há nenhuma outra coisa que posso fazer nesse ócio... entao é aí que eu começo a entender o tal do ócio produtivo que tanto o famoso filósofo grego ............ ( esqueci o nome do sujeito ) falava...

Bolo teorias absurdas sobre coisas mais absurdas ainda... tento entender o óbvio de maneira complicada. As teorias sao tao absurdas que eu nao me recordo de nenhuma agora pra compartilhar com todas essas moscas virtuais desse blog.

Além de minhas tentativas frustradas de aprender a tocar violao, me vem à mente algumas vezes uma vontade de compor musicas, mesmo nao tendo criatividade e habilidade alguma para tal, é aí que eu chego à uma conclusão óbvia....




MÚSICA É COISA DE VAGABUNDO