Sempre ouvimos desde criança que devemos ser justos, honestos, éticos e tudo mais. Desde os desenhos animados educativos ( Capitão Planeta rulez ) até as novelas onde o malvado voa no arame e o bonzinho se dá bem, mesmo passando pelas mais diversas dificuldades.
Este mundo da ficção exerce um efeito bastante impactante em seu público. Ela é responsável pela formação de um padrão de comportamento moral.
O único problema é que não existem scripts na vida real, muito menos um gordinho de óculos, com o cofre todo à mostra escrevendo em seu laptop todos os capítulos da novela "vida". Apenas os personagens são vítimas e construtoras de seu próprio "destino". Comportamentos morais e éticos dificilmente são recompensados, ou tão recompensado quanto é o comportamento do " esperto ".
Então, a pergunta que não quer calar: PRA QUE PxRRx EU VOU QUERER SER ÉTICO E MORAL ? O QUE GANHO COM ISSO ?
resposta pra segunda pergunta: ______________
resposta pra primeira pergunta: _______________
Ser ético e moral é um defeito que alguns de nós traz de berço ( um comportamento condicionado ) , e que inevitavelmente, tentamos fazer com que os outros sigam estes padrões, fazendo assim proliferar tal comportamento entre filhos, netos ....
Infelizmente esta é a maioria, a maioria segue tal norma comportamental. E como quase sempre o que prevalece é a vontade da maioria, tal comportamento é adotado como padrão obrigatório sob graves penas os que tentam não segui - lo.
É uma expressão bastante clichê dizer " brasileiro não presta ", mas está errado, o Ser humano é quem não presta - como diria nosso filósofo romano Plauto " Homo homini lupus ", frase popularizada mais tarde por Thomas Hobbes .Não podemos confiar no vizinho, muito menos em um desconhecido. O medo de tal fera faz com que acreditamos que todos nos querem o pior.
Porém, assim como aqueles que seguem tal código são maioria, e os que seguem são minoria; há aquele bando de azarado que ainda tem a injenuidade de crer que todos são como eles e querem o bem de todos e felicidade geral da nação...
Chegando a mais um fim de um post inútil, confuso, babaca, idiota e todos os outros adjetivos pejorativos mais, eu chego à uma síntese deste texto que está expressada em uma frase também clichê:
Bonzinho só se fode!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário