Abro este post com uma pergunta..... o que seria a coragem?
Compulsivamente diríamos que é o antônimo de medo. Outros (como lembro no He-man e suas lições de cidadania no final de cada episódio) diriam que é ter o medo, já que esta é uma característica que está fundada no espírito sendo assim muito difícil de modificar; porém enfrentá - lo e vencê - lo.
Mas este não é o ponto que eu quero tratar agora, talvez outra hora, mas não agora.
O ponto que eu quero tratar seria: Até onde a coragem, a estupidez e a covardia podem ser confundidas ?
Coragem - estupidez
Atitudes ditas "heróicas" seriam um misto de coragem e estupidez ? Seria a virtude dos mártires a estupidez e não a coragem ?
Pensemos.... alguém que é completamente ciente dos riscos que corre, tem certeza que as chances de dar errado são infinitamente maiores que as de dar certo e, mesmo assim, comete tal atitude com aquela velha esperança de que basta acreditar e trabalhar duro que tudo dará certo, a este não caberia o rótulo de estúpido no lugar de herói !?
Coragem - covardia
E quanto aos atos corajosos por nós realizados que, na verdade, são apenas máscaras para a covardia; seja por medo da atitude certa, seja por falta de punho nas decisões ou seja por ter se acomodado na atual situação.
Para ambas situações, chamá - los de coragem e não de covardia ou estupidez soa mais amigável, mais agradável.... Assim podemos chamar os estúpidos de heróis e idolatrar os covardes.
estranhamente isto tudo soa familiar......
post subjetivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
"Até onde a coragem, a estupidez e a covardia podem ser confundidas ?"
A partir do momento em que a coragem vira estupidez pq se faz medo e vira covardia. Poderia dizer que sinônimos, mas esses são como as girafas. Então falo q são palavras-consequentes: se pra cada ação uma reação, pra cada conclusão uma afirmação.
(Algo como um cículo redondo que junta tudo numa coisa só!)
- pausa pra me desfazer do meu nó -
Blog LegaaL! xD
"Assim podemos chamar os estúpidos de heróis e idolatrar os covardes."
Vai falar que agora Dom Quixote e Sancho Pança dão no mesmo?!
Talvez...
. a beleza de tudo é a certeza do nada (Lobão)
Postar um comentário